Centro Cultural Banco do Brasil

Produção editorial de material educativo

A exposição Impressões Originais traz a público um panorama da história da gravura no Ocidente, desde a invenção da xilogravura, no século XV, até as serigrafias do Pop Art.

Realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo e no Rio de Janeiro, a mostra estrutura-se em torno de sete grandes mestres que se destacaram pela maneira original, transgressora ou inventiva com que souberam explorar as possibilidades expressivas das diferentes técnicas de gravura: Dürer, Callot, Rembrandt, Piranesi, Goya, Picasso e Morandi. Junto a eles estão presentes outros gravadores que, ao longo desses seis séculos, contribuíram de maneira decisiva para a definição de linguagens e poéticas de movimentos específicos da história da arte. Assim, os segmentos “As Origens da Gravura”, “Expressionismo”, “Abstração” e “O Pop e a Nova Figuração” marcam a transição entre momentos históricos importantes.

Impressões Originais

Material de ação educativa

CCBB São Paulo | 2006

Um recorte da produção realizada por artistas mulheres, desde a década de 1920 até os dias atuais, é o que propõe a exposição Manobras Radicais, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.

A mostra tem curadoria do crítico de arte Paulo Herkenhoff e da pesquisadora e professora Heloísa Buarque de Hollanda. São apresentados cerca de 100 trabalhos, de 61 artistas, mas a exposição não tem a intenção de ser um panorama. “Nunca pensei numa mostra em que tivéssemos as mais importantes mulheres da arte brasileira; as mais significativas ou pertinentes. Em Manobras Radicais ficaram de lado algumas artistas sobre as quais eu já escrevi. Daí propor que víssemos a exposição como um fluxo feminino de linguagem, composto por um conjunto de trabalhos que não fosse a celebração de individualidades, mas de relações conceituais”, explica Herkehoff.

Participam de Manobras Radicais, artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Maria Martins, Lygia Clark, Lygia Pape, Regina Silveira, Lenora de Barros, Jac Lerner, Leda Catunda, Tomie Ohtake, entre outras. Também há artistas que participarão da Bienal de São Paulo deste ano: Marilá Dardot, Paula Trope, Cláudia Andujar e Rivane Neuenschwander.

Manobras Radicais

Material de ação educativa

CCBB São Paulo | 2006

 

Método

  • Projeto gráfico e diagramação